Troubleshooting: você sabe como está o seu nível nesta habilidade?

Já aconteceu de você modificar umas linhas de código e mais para frente o teste/funcionalidade quebrar e você não conseguir rastrear o que ocasionou?

Ou então, instalar um novo plugin e não funcionar de jeito nenhum mesmo seguindo todos os passos da documentação? Vou deixar algumas dicas uteis nesse artigo.

Existem diversos cenários em que essa habilidade é valiosa, e para cada um desses uma abordagem diferente deve ser tomada. Vou levantar alguns:

Lá está você instalando aquele novo framework maravilhoso que vai resolver todos os seus problemas. Você segue todos os passos da documentação e dos tutoriais, porém não funciona.

Entender se o problema é específico do seu ambiente

Por exemplo, no Linux alguns comandos precisam ser executados com su na frente. Esse tipo de detalhe pode ser o que faltava na documentação, e para fazer o seu sistema rodar.

Entender se a documentação/tutorial foi pensada no seu ambiente atual é importante para tentar passar por cima dessas situações.

Dica de ouro: pesquise no GitHub

Uma das maneiras mais eficientes de se solucionar um problema é saber como alguém que teve sucesso fez.

Resultado de pesquisa do GitHub

Na parte superior esquerda do GitHub tem um campo para busca. Use esse campo com os trechos referentes à ferramenta que está tendo problema e encontre milhares de códigos que também a usam. Assim você poderá ver se tem alguma diferença que faz esse código funcionar e o seu não. Pode até mesmo baixar o repositório e testar em seu ambiente!

O mais comum: você pode ter mudado algo no código sem perceber

Nessa situação, o melhor a se fazer é voltar a um ponto do código que você sabe que tudo funcionava conforme o esperado, e ir adicionando sua funcionalidade linha à linha. Em algum momento seu código vai quebrar e você estará mais perto de saber o porquê.

Se você não entende o motivo da linha que causa o problema fazer seu código parar, é porque provavelmente é uma função que esconde comportamentos encapsulados. Você terá que compreender o que a função está fazendo. A melhor forma é abrir essa função e estudá-la, ou se for de terceiros (biblioteca, plugin, etc), procure a documentação na internet.

Dependência atualizada

99% dos projetos utilizam dependências, e se você for minimamente organizado estará usando um gerenciador de dependências (packages.json, gemfile, etc).

Às vezes a quebra vem de fora. Pode ser uma mudança de API, de parâmetro ou mesmo de estrutura. Recomendo sempre versionar o arquivo que guarda as dependências, e guardar a dependência com a versão citada explicitamente, assim você terá um histórico de alteração.

Nunca subestime essa possibilidade, você pode perder muito tempo. Esse tipo de problema é muito comum em projetos com mais de 10 dependências.

Seja um bom debugger

Nem sempre é facil encontrar a causa do problema. Mas fica mais simples quando o desenvolvedor sabe usar as ferramentas certas. Use breakpoints em conjunto com watches e monitore o fluxo do código. É fundamental entender o que no seu sistema acontece em paralelo para poder monitorar esta área também.

Se você se sente confiante em debugar com alert ou console.log, vá em frente. Mas sempre há a possibilidade disso sem querer subir para produção. Além do mais, uma ferramenta de debug dá ao desenvolvedor um ambiente muito mais preciso para localização de bugs e situações, como breakpoint condicional e visualização da call stack.

Comece do zero

Uma técnica que já me ajudou muito foi a de começar do zero. Ela consiste em pegar o grupo de código/ferramentas que está tentando fazer funcionar, abrir um projeto do zero e codificar de forma mais unitária possível, sem dependências desnecessárias, e usando só uma função.

Dessa forma você estará mais seguro que não há conflitos externos ao conjunto mínimo funcional e consequentemente encontrará o problema.

Não fique preso dentro da caixa

Se você não consegue resolver, por que não muda para outra ferramenta? Não pode? Peça ajuda a algum amigo, pergunte no stackoverflow, nos grupos de Facebook, ou no lindo Forum Front-End.

O que não pode é enlouquecer.